Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Francisco Lusmar Paz, o escritor do livro Centenário da Paróquia de Aracoiaba

Conheça um pouco do escritor Lusmar Paz.


   Francisco Lusmar Paz Leite

                                                         


Francisco Lusmar Paz, natural de Aracoiaba, filho de Antônio Júlio Paz e Maria Socorro do Nascimento Paz (in memoriam).
Fez os meus primeiros estudos no antigo Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Aracoiaba, pertencente e dirigido pelas Irmãs Josefinas. Realizou o curso primário no Grupo Escolar Almir Pinto da mesma cidade. Em seguida passou a estudar no Centro Educacional Cel. Pedro Guedes Alcoforado (CNEC), onde realizou o antigo curso ginasial. No ano de 1996, apresentado pelo pároco de Aracoiaba, Pe. Frei Jeremias Saraiva Teles (in memoriam), ingressou no Seminário São Francisco na cidade de Juazeiro do Norte, onde realizou o primeiro e o segundo anos do Ensino Médio.

Fora transferido para Teresina, Piauí, onde concluiu o 3º ano. Veio a Fortaleza onde iniciou seu Curso de Filosofia no antigo ICRE, Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese de Fortaleza. Deu continuidade nos estudos seminarísticos nas cidades de Caratinga,interior de Minas Gerais; São Roque, interior de São Paulo; Fortaleza-Ce., e por último na cidade de São Luis-Maranhão onde continuou seus estudos filosóficos, porém, não concluídos... Em São Luis-Maranhão, no dia 14 de Outubro de 1991, fora convidado para acolitar na Santa Missa presidida pelo Papa João Paulo II, atualmente São João Paulo II, sendo acólito turiferário e comungou Jesus Hóstia Santa pelas mãos do mesmo Papa.
Ao desistir dos estudos seminarísticos retornou a sua terra natal. Na vizinha cidade de Redenção-CE., graduou-se em Pedagogia. Lecionou em Aracoiaba nos colégios da CNEC, da Escola Almir Pinto e no Ginásio Virgílio Távora; em Baturité-CE., lecionou no Instituto das Irmãs Salesianas (INSA), Escola Cosme e Damião e Escola da Mônica; em Itapiúna-CE., lecionou no Colégio de Ensino Médio Franklin Távora; em Capistrano-CE., no Colégio Marieta Cals; em Redenção-Ce., no Colégio Franklin Távora.
Trabalhou na Secretaria de Educação de Aracoiaba como Articulador Pedagógico , como Ouvidor e como Diretor de Cultura, além de ser locutor e mestre de cerimônias da Prefeitura Municipal de Aracoiaba.
É contratado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e trabalha atualmente no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracoiaba-CE., na sala da auditoria geral.
Sendo cristão católico, serve com alegria na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, como Ministro Extraordinário da Sagrada Eucaristia e membro do Movimento do Apostolado da Oração, como Zelador atuante.
Escreveu uma Apostila ou Livro – ainda não lançado – sobre a Semana Santa, tendo como tema: “Como entender, preparar e vivenciar os atos litúrgicos da Semana Santa”; escreveu o seu “Memorial de Formação e Prática Educativa” na conclusão do seu Curso Universitário de Padagogia; escreveu um livro de Língua Portuguesa com o tema: Escreva certo e questões práticas de Língua Portuguesa; atualmente encontra-se em construção o livro Paróquia de Aracoiaba, 100 Anos de Evangelização.
Encontra-se cursando Psicologia na Estácio-FIC, na cidade de Fortaleza-Ce.
No mundo da internet alimenta seu blog tendo como endereço eletrônicohttp://lusmarpazleite.blogspot.com e sua página no facebook como facebook/lusmar paz.
Na página do blog do Francisco Lusmar Paz, em sua apresentação, encontramos o seguinte conteúdo:
“Sou Cristão Católico, seguidor de Jesus Cristo e apaixonado pela Igreja por Ele fundada. Amo a Sua e nossa Mãe Maria Santíssima, a qual nutro sentimentos filiais. Amo minha família, em particular minhas tias-mães Geraldina e Maria; amo e defendo a minha cidade natal Aracoiaba-CE. Gosto de ler, estudar, pesquisar,lecionar, evangelizar e construir novas amizades.Procuro cativar as pessoas amigas com minhas palavras, meus escritos e minha amizade fraterna. Respeito todas as pessoas com suas fraquezas e virtudes;respeito-as também, em sua liberdade religiosa e na vivência de sua fé, pois todos somos amados por Deus como filhos; sendo assim, Deus é Pai de todos nós! Obrigado pelas visitas ao nosso BLOG. Saúde, Paz e vida longa para todos!!!”
Somos gratos a atenção das respostas dadas pelo Lusmar a nossa entrevista.

 

Fonte: Blog Celebridades do Maciço

 Administrador:  Valdevan Marcelino