Translate

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Thiago e Amanda - Os feitos de um casal missionário em uma terra prospera

 

A história desse casal é antiga e cheia de cuidados e zelo em Deus.

Estudaram juntos no ensino fundamental e se reencontraram novamente no ensino médio, no município de Fortaleza, mas essa história só ganhou vida a partir do momento em que houve um convite da Amanda para o Thiago conhecer a Comunidade Católica Kadosh no ano de 2010.

Eles iniciaram um processo de caminhada (tempo de amizade e de se conhecer) e quase um ano depois, iniciaram o namoro, orientados pelos líderes e sendo moldados por Jesus descobriram o sentido e a beleza de viver um namoro com Santidade.



No entanto, na medida que iam se conhecendo eram também envolvidos num desejo missionário, de dar a vida a Deus, foi aí que o Senhor quis algo a mais deles, na verdade Deus quis tudo, então os dois se decidiram por um chamado extraordinário de serem Kadosh na vida interna, isso no ano de 2013.


A vida interna foi aquilo que Deus preparava para os eles, Deus queria expandir seu Reino por meio da vida daqueles jovens, mas para bem viver essa vida de missão, foi necessário que eles rompessem
  com o namoro de mais de 2 anos e abraçassem uma vida de "celibato formativo" confiando tudo o que sentiam um pelo outro a Jesus. Assim fizeram, dedicaram entregar a vida a missão em que Deus os tinha chamado.


Em 2015, após 2 anos desse processo de "celibato formativo", supervisionados pela Comunidade, eles se reaproximaram, percebendo que o sentimento permanecia forte e intenso, em 2016 começaram a namorar, mas agora sendo um casal de namorados na vida interna, vivendo as particularidade de um namoro missionário.



Uma das particularidades do namoro Missionário é lidar com a distância. Na maior parte do namoro, Amanda estava numa cidade e Thiago em outra. Mas é nessa distância que Deus concede experiência extraordinárias de crescimento humano e espiritual. Thiago e Amanda foram muito amados pelo Pai nessas distância, pois Deus em sua infinita bondade quis que os dois passassem por uma terra chamada: Embaixada Serra. Mais precisamente na cidade de Aracoiaba-CE, no Maciço de Baturité, e em seu Distrito de Jaguarão e  Município de Baturité, sede da região Maciço, ali Amanda esteve em missão por alguns anos e depois o Thiago. Conheceram então o povo dessa região, pessoas que marcaram profundamente a história desse casal. Foi na região Serra que eles viveram grandes experiências de missão com eventos, encontros, expedições de anúncio e um trato pastoral com o povo.

 Ao longo do namoro, foram sendo conduzidos por jornadas de crescimento, amadurecimento, costumavam dizer entre si que o amor precisa ser provado no fogo, louvavam a Deus por cada experiência de prova, pois isso os fazia mais forte e maduros. Uma frase em latim diz muito sobre eles: sine dolore, sine gloria (sem sofrimento, sem glória), o sofrimento aqui não é nas definições contemporâneas como algo que deva ser evitado a todo custo, mas algo extremamente necessário para alcançar uma promessa. Sabiam que toda prova era para algo maior e isso foi sendo confirmado na história de vida desse casal, o desejo em construir uma família missionária Kadosh já tomava conta do coração dos dois.


 
O desejo pelo casamento crescia, os diálogos com Deus eram constantes, a cada dia Deus preparavam para um noivado que já se aproximava. No final de 2019, junto com o líder da Comunidade, Felipe Napoleão, viveram um processo de espera e de escuta a voz de Deus a respeito desse grande passo que iriam dar, pois seria algo que envolveria aos dois, mas também a Comunidade Kadosh num todo, que agora estaria para receber a primeira família missionária.



Sabe aquilo que eles dialogavam sobre o amor ser privado no fogo? Pois bem, no meio desse processo de escuta, houve o início da Pandemia da Covid-19 que trouxe mais um tempo de santificação, pois tiveram que ficar mais de 6 meses sem se ver devido as barreiras sanitárias, pois eles moravam em Embaixadas diferentes, Amanda morava em Fortaleza-CE (Na sede do Kadosh) e o Thiago em Aracoiaba-CE (Na Embaixada Serra) e por conta dos decretos estavam impossibilitados de se verem.



Mas a espera em Deus e a esperança que todo esse processo estava sendo conduzido pelo Espírito Santo, que trouxe força e coragem e amadurecendo dobrado, no final do ano de 2020, a tão esperada resposta saiu, para Honra e Glória de Deus, a Comunidade acolhia o desejo dos missionários  Thiago e da Amanda de se casarem e construírem uma família em missão.



No dia 05 de fevereiro de 2021, Thiago e Amanda noivaram na presença de sua família e de representantes da Comunidade. Receberam a benção de um noivado e foram enviados para começarem os preparativos para o casamentos.


A data já se tinha, o casamento iria acontecer dia 12 de novembro de 2021, após 9 meses do noivado. Mas sabe aquela prova no fogo? Num é que apareceu de novo... Veio uma segunda onda da pandemia da covid 19 e eles ficaram impossibilitados de se verem, após o noivado até abril de 2021. Mas nada consegue parar quando algo é de Deus essa é a verdade. Os dois continuavam em Embaixadas diferentes (Thiago na Serra e Amanda em Fortaleza) com seus trabalhos específicos e iam se desdobrando entre as responsabilidades e os preparativos.
 

Na medida que o dia 12 de novembro ia se aproximando o casal tomava todo o cuidado e a providência de Deus naquilo que era necessário do casamento, afinal, Thiago e Amanda são um casal de missionários na vida interna que não tinha um valor em caixa como muitos casais tem, mas eles tinham o confiar em Deus e isso já bastava. Deus "mobilizou" uma tropa de pessoas, aqui principalmente os irmãos e familiares, juntos com os amigos da comunidade se tornam vias de providência. Resultado: Deus cuidou de tudo e não faltou nada, pois como diz a essência da Comunidade: 
"não precisamos da condição (...) . Deus sempre proverá. Primeiro se faz e depois confiamos na condição. A condição é do Pai. Quem espera primeiro a condição se perde, se frusta e se cansa, e ao se cansar, entra em declínio espiritual e corporal, abalando, assim a fé."

Na sexta-feira, dia 12 de novembro de 2021, Thiago e Amanda receberem o Sacramento do Matrimônio na Igreja Santíssima Trindade no Bairro: José Walter em Fortaleza (Bairro onde o Kadosh nasceu). O casamento foi celebrado na presença do Diácono Eufran, das famílias, dos irmãos da comunidade e amigos.


Após o casamento o casal foi enviado para a Embaixada de Salvador onde hoje residem e esperam o nascimento do primeiro filho: João Tomás.




Nenhum comentário:

ANA MARIA NASCIMENTO

  Ana Maria Nascimento, nasceu na cidade de Aracoiaba-CE, no dia 12 do mês de outubro. Filha de Honorato Alves do Nascimento e Francisca Soa...