Translate

sábado, 16 de abril de 2022

ANA MARIA NASCIMENTO


 Ana Maria Nascimento, nasceu na cidade de Aracoiaba-CE, no dia 12 do mês de outubro. Filha de Honorato Alves do Nascimento e Francisca Soares do Nascimento.
Concluiu em 1972 o curso de Professor Primário no Ginásio  e Escola Normal Virgílio Távora, onde integra a Associação dos Educadores  de Aracoiaba.     
Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE em 1993. É Especialista em História do Ceará Metodologia, Fontes e Pesquisas pela  citada Universidade.


Ao ingressar no Magistério, lecionou na Escola Isolada de Encosta e, posteriormente, no Ginásio e Escola Normal Virgílio Távora – GVT, ambos na cidade de Aracoiaba.


Mudou-se para Fortaleza, onde trabalhou nas confecções Royale S/A, durante três anos, como Supervisora de Segurança do Trabalho.


Ocupou o cargo de Diretora Pedagógica e Vice- Presidente do Conselho Escolar na Escola de Ensino Fundamental e Médio Almir Pinto. Também exerceu a função de Diretora Pedagógica do Centro Educacional Cel. Pedro Guedes Alcoforado, na cidade de Aracoiaba e Professora Orientadora da Ação Docente Supervisionada do Núcleo de Educação Continuada a Distancia NECAD-UECE.
É poeta, cordelista e trovadora.


Dentre as várias agremiações lítero-culturais a que pertence citam-se a Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, Academia de  Letras Municipais do Estado do Ceará – ALMECE, União Brasileira de Trovadores – UBT – Secção de Fortaleza; UBT de Aracoiaba, na qual ocupa o cargo de Delegada.Vice-Presidente da Associação dos Escritores do Maciço de Baturité – AESCRIBA, Academia de Letras do Ceará- AFELCE e Academia Afrocearense de Letras.


Seus trabalhos literários estão publicados na Revista Serrana, do Instituto  Educacional do Maciço de Baturité -  IMBA; na Revista Jangada da ALA  FEMININA da Casa de José Galeno;  nos Jornais: Nossa Vez  do Clube dos alunos da Escola Fundamental e Médio Almir Pinto de Aracoiaba;   Academus da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE; O Luzeiro da Academia Feminina de Letras do Ceará- AFELCE; Meya Palavra do   Escritor Deusdedit Rocha; O Povo  da cidade de Fortaleza e Arrifana  de Portugal.  


Integra várias Antologias da: Litteris Editora – Rio de Janeiro,  Academia de Letras do Estado do Ceará – ALMECE,  Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, Academia Feminina de Letras – AFELCE,   Participa do CD “ Porto Poesia” - 2000. Seu nome é verbete do “ Novo Dicionário Bibliográfico dos Escritores Brasileiros  - 2000”, organizado pela Casa do Novo Autor e Litteris Editora. 
 

A escritora Ana Maria Nascimento é autora dos livros:
Vivências (poemas), 2001;  Ciranda de Estrelas (poemas), 2007; Miscelânea de Saudades (prosa e verso) ; Nuances do Caminho (poemas) e  do opúsculo: Antoinette, Uma Beletrista a Serviço do Amor (prosa e verso),2012.


Em suas varias premiações se destacam as seguintes:
 
2005 - 2º lugar no II Concurso Literário Nenzinha Galeno da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno; 2011 – 2º lugar no I Prêmio de Trovas César Coêlho; 2012 - 1º lugar no IV Concurso Literário Poeta Zé Mitoca de Ocara - CE, gênero (Martelo Agalopado); 1º lugar no Concurso de Poesia Juvenal Galeno, promovido pela: UBT de Maranguape, ACLA e AFELCE; 2015 - 2º lugar no VII concurso de Poesia Popular da União Brasileira  de  Trovadores,  Secção  de  Maranguape  e    Academia  de Ciências,  Letras  e  Artes  de  Columinjuba  –  ACLA / Tema: Elvira Pinho ;
 Como cordelista podemos citar: 
Atrações de Noronha – 2010, classificado em  3º lugar no Concurso de Poesia Popular da UBT de Maranguape; Centenário de Honorato Alves – 2011; Trajetória de Dr. Argeu Herbster – 2011, classificado em 1º lugar  no Concurso de Poesia Popular da UBT de Maranguape; Chico Anysio – O Mestre do Humor - 2012,   classificado em 1º lugar  no Concurso de Poesia Popular da UBT de Maranguape; Gonzagão Eterno “ Rei Do Baião” -  2012; Um Canto de Louvor a Maria Ferreira Melo (MORENA) – 2013;  A Origem do Cordel – 2014;  A Poesia Um Eterno Canto de Amor  2014;Taxistas  - Os Heróis do Volante – 2014;     Juvenal Galeno  - O Poeta da “Casa Iluminada ” - 2014, classificado em 1º lugar  no Concurso de Poesia Popular da UBT de Maranguape;  Capistrano de Abreu “Príncipe dos Historiadores Brasileiros- 2014, classificado em 2º lugar  no Concurso de Poesia Popular da UBT de Maranguape; Capistrano de Abreu “ Patrono Emérito da Historiografia – 2015, classificado em 1º lugar  no Concurso de Poesia Popular da UBT de Maranguape;  A Guerra do Trapiá – 2015, classificado em  lugar no VII concurso de Poesia Popular da União Brasileira  de  Trovadores,  Secção  de  Maranguape  e    Academia  de Ciências,  Letras  e  Artes  de  Columinjuba  –  ACLA.
2015 - Magnífica Cordelista por ser detentora de três títulos de vencedora em 1º lugar nos concursos da UBT – Maranguape e ACLA.
Contemplações em Concurso de Trovas da UBT Maranguape e Academia de Ciências, Letras e Artes de  Columinjuba  –  ACLA
2010 – 11º lugar /tema: Cadeira e 11º lugar/ tema:Flores ; 2011- 1º lugar/ tema: Patrimônio, 7º lugar/ tema: Floresta, 10º lugar/ Tema: Contador;  2012 – 1º e 8º lugares no 1º Prêmio de Trovas Humorista Chico Anysio / tema: Chico Anysio);  2013 – 2º e 9º lugares / tema: Capistrano de Abreu, 10º lugar/ tema: mão, 5º lugar/ tema: Professor, 5º e 12º lugares/ tema: Verso, 3º e 7º lugares/ tema: Sorriso, 2º e 6º lugares/ tema: Personagens de Chico Anysio;  2014 – 1º lugar/ tema: Futebol; 2015 – 1º lugar/ tema: Jornalista;  2016 – 4º e 10º lugares/ tema: Agricultor.
Homenagens:
Sócia Honorária da Casa de Juvenal Galeno.
Medalhas: Jubileu de Ouro da E.E.F.M Almir Pinto – 2003, Dr. Salomão Alves de Moura Brasil e Poeta Zé Mitôca.
Reconhecimento Especial no II Encontro Norte-Nordeste de Autores Literários – 2004; Mérito Acadêmico – 2007 e Honra ao Mérito – 2009 / Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE; Amiga da Escola Joaquim Bento da Silva e da Comunidade de Caninhas – 2008; Comenda de Mérito Cultural e Cidadania em – 2012 e Menção Honrosa – Poeta Zé Mitôca- 2013/Ocara – CE; Celebridade do Ano de 2012 e “ Uma Mulher de Fibra” em 2013 - Aracoiaba/CE ; Comenda da Secretaria de Educação de Aracoiaba//CE –2014 .
 

Homenagem de Ana Maria Nascimento a sua cidade natal, Aracoiaba-CE.


Aracoiaba, terra muito amada,
que goza o privilégio de ouvir
as aves gorjeando em revoada
trazendo verdadeiro colorir.
 
Também, cidade linda e abençoada,
que não devemos nunca denegrir
pois nossa Mãe, Senhora Imaculada,
deseja muito seu total sorrir.
 
Os enaltecimentos recebidos
são parte do universo de valores
dos filhos que lhe são agradecidos.
 
E, nesta data, todos os louvores
jamais devem passar despercebidos
por conduzirem sinceros amores.

Nenhum comentário:

ANA MARIA NASCIMENTO

  Ana Maria Nascimento, nasceu na cidade de Aracoiaba-CE, no dia 12 do mês de outubro. Filha de Honorato Alves do Nascimento e Francisca Soa...